terça-feira, 23 de março de 2010

Montando Fórmulas - Parte II

Eae galera \o

Reaparecendo aqui depois de algum tempo, com a parte II do primeiro trabalho de laboratório, Montando Fórmulas.
Abaixo então segue algumas informações sobre as moléculas que formamos e a conclusão de nosso trabalho:

Formando moléculas

Metano

O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.

Metanol

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH. É líqüido, inflamável e possui chama invisível. O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação de madeiras, ou pela reação do gás de síntese. Ele também pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar. É utilizado na indústria de plásticos, na extração de produtos animais e vegetais, no processo de transesterificação da gordura, para produzir biodiesel e também é usado como combustível em algumas categorias de monopostos dos EUA.


Metanal

O metanal é o aldeído mais simples e um dos mais comuns produtos químicos de uso atual, cuja fórmula molecular é H2CO. Suas aplicações principais são:

  • Produção de resinas uréia-formol, fenol-formol e melamínica
  • Matéria-prima para diversos produtos químicos
  • Agente esterilizante
  • Agente preservante de produtos cosméticos e de limpeza
  • Embalsamação de peças anatômicas
  • Laboratórios

Benzeno

Benzeno é um hidrocarboneto classificado como aromático, é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.

É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas.


Cloreto de acetila

Cloreto de acetila, também conhecido como cloreto de etanoíla, é um cloreto ácido e pertence a classe de composto orgânicos chamados haletos de acila. O cloreto de acetila não existe na natureza, porque em contato com água se hidrolisa em ácido acético e cloreto de hidrogênio. é usado como reagente para acetilação na síntese ou derivação de compostos químicos.

Etanonitrila

Acetonitrila é o composto químico com fórmula CH3CN. Este líquido incolor é a mais simples nitrila orgânica. É produzida principalmente como um subproduto da produção de acrilonitrila. É largamente usada como um solvente polar aprótico em química sintética.


Conclusão:

O Carbono sempre faz 4 ligações, podendo ser 4 simples(sp³), 1 dupla e 2 simples(sp²),2 duplas (sp) ou 1 tripla e 1 simples(sp)



Então é isso pessoal, valeu por passar por aqui! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário